Primeira sessão de IPP II - Identidade Nacional


    A primeira sessão de Iniciação à Prática Profissional (IPP II) teve lugar no dia13 de setembro de 2022. . Esta foi online, através da plataforma "Zoom", uma vez que grande parte dos alunos ainda não se encontravam em Lisboa.

   O início desta sessão serviu para abordar algumas questões relacionadas com o estágio nas escolas, por exemplo, se já estávamos a participar nas atividades letivas. À data desta sessão ainda não tinha participado em nenhuma atividade relacionada com o Colégio Atlântico, ainda que já tivesse planeado com o meu orientador as datas das aulas que iria observar, sendo a primeira dia 19/09/22. Foi também discutida a Planificação Anual das Atividades Letivas que teremos de construir. Nesta devemos incluir todas as aulas observadas, lecionadas e atividades complementares em que planeamos estar presentes neste ano letivo. Ainda aguardo a confirmação do meu orientador acerca de algumas dessas datas. A seguir foram clarificadas as dúvidas sobre a carga letiva que teremos de lecionar e observar, que serão 6 aulas de 90 minutos (540 minutos - 2 semanas) de aulas lecionadas e 2 semanas de observadas. No meu caso, este semestre irei lecionar e observar aulas no Colégio Atlântico, no Seixal.

    Em relação ao relatório de IPP II devemos caracterizar a turma. Este semestre a caracterização deve ser mais aprofundada que no anterior já que o nosso contacto com a turma será maior, tendo em consideração aspetos como o comportamento na sala de aula, participação, disponibilidade para as atividades propostas, as classificações, assiduidade e pontualidade, entre outros. Esta caracterização poderá ser enriquecida através de um inquérito aos alunos, para os conhecermos melhor, onde devemos tentar descobrir os seguintes aspetos: se gostam e costumam viajar, se gostam de ler, as disciplinas preferidas e preteridas, o que gostam de fazer nos tempos livres, atividades que mais gostam de desenvolver nas aulas. 

A seguir analisámos a ficha da unidade curricular de IPP II. A avaliação da unidade curricular será ponderada tendo em conta os seguintes três elementos: o Relatório (55%); classificação do Professor Orientador (25%) e o presente Blogue (20%). 

     Por fim o Professor Sérgio questiona a colega Simone sobre a sua nacionalidade. Esta questão tinha o intuito de discutir o que é "ser português" e o conceito de nacionalidade. Segundo Alexandre Herculano (1810-1877), escritor, historiador, jornalista e poeta português, a identidade nacional é constituída por três componentes: a raça, a língua (idioma), e o território.

    A identidade nacional é uma das bases da unidade do povo, e por consequência da estabilidade da nação. Elementos como a bandeira, hino e a própria história do país visam criar uma identidade nacional para que a nação se torne um valor superior a todos os outros. Este poder é em muitos casos utilizado para controlar a população nacional. O ensino da Geografia é uma das principais ferramentas para que essa identidade nacional seja transmitida de geração em geração, através do estudo e enaltecimento do território.

  O património, por exemplo, traduz exatamente a tentativa de fabricar uma história nacional onde se ignoram os feitos negativos em nome de um país, de uma identidade. Em Lisboa não temos nenhum monumento que aluda ao papel sombrio que os portugueses tiveram na escravatura. Na História falamos geralmente dos grandes feitos, e é só assim que os alunos, até desenvolverem espírito critico, conhecem a nossa história. A disciplina de Geografia é semelhante. A disciplina é introduzida nas escolas também com o intuito de promover o nosso país. Por exemplo, os problemas sociais são sempre abordados apresentando os países em desenvolvimento como palco, como que escondendo a possibilidade e realidade destes acontecerem em Portugal. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Taxonomia de Bloom

Experiências Digitais em Sala de Aula

"O ensino de Geografia no Brasil" - Professora Cristina Costa Leite