Experiências Digitais em Sala de Aula
A nona sessão de IPPII, referente ao dia 29/11/22, assim como previsto, foi dedicada à exploração de recursos digitais, sendo o principal objetivo o desenvolvimento da literacia digital dos presentes. Neste sentido tivemos o privilégio de contar com a presença (via digital na plataforma "zoom") do Professor Vítor Girão Bastos. A sessão inicia-se com uma breve apresentação do Professor Vítor, realizada pelo próprio. Esta intervenção justifica-se dada a sua vasta experiencia na utilização de recursos digitais nas aulas.
Vítor Bastos é Professor de Geografia no Colégio Vasco da Gama há 17 anos, e é mestre em Educação na Área de Especialidade “Tecnologias Digitais”. O Professor decidiu apresentar-nos o Projeto "iclass". Este foi implementado no colégio Vasco da Gama e tem como pilares três áreas centrais no processo de ensino-aprendizagem, a pedagogia, espaço e tecnologia. Como não poderia deixar de ser, esta pressupõe um ensino centrado no aluno, onde se desenvolvem competências como a autonomia e responsabilidade. São utilizadas algumas metodologias ativas como a autorregulação, o trabalho colaborativo e “coaching”, que o Professor considera ser apenas uma “interpretação correta da lei”. A metodologia baseia-se na realização de projetos onde o professor assume o papel de orientador e o conhecimento é construído pelos alunos.
O espaço físico onde ocorrem as aprendizagens é caracterizado pelo conforto e bem-estar, uma vez que desta forma o aluno estará mais disponível para trabalhar. Para tal a tecnologia é indispensável, estando envolvida de alguma forma em todo o processo. No Colégio Vasco da Gama há o cuidado de não deixar paredes “vazias”, havendo sempre a preocupação de expor o trabalho dos alunos. Este aspeto vai ao encontro do princípio da autoemulação, que recai sobre a importância do reconhecimento do trabalho dos alunos, sentirem que são reconhecidos e valorizados.
A turma piloto deste projeto foi de 7.º ano, obtendo resultados positivos que se repetiram em experiência subsequentes. Segundo o Professor Vítor Bastos qualquer escola pode ser uma “Escola iClass”.
O Professor Vítor explicou ainda como utiliza os seus recursos, mais concretamente o Microsoft Teams e como organiza o seu trabalho e o dos alunos (cadernos diários) em formato digital.
Na segunda parte da sessão, mantendo a temática, alguns alunos partilham as suas experiências digitais desenvolvidas com os alunos no estágio. A primeira apresentação foi da plataforma “Padlet”, sobre a qual já tinha conhecimento, uma vez que a utilizo para assuntos pessoais. Com os alunos não o fiz porque optei pelo "Teams" plataforma com a qual os alunos já estão mais familiarizados por ser a mais adotada no Colégio Atlântico. O tema do "Padlet" da colega é “Formas de Representação da Superfície Terrestre” direcionado para o 7.º ano de escolaridade. A plataforma consiste numa ferramenta de armazenamento de conteúdo “online”. O seu ponto forte é a organização desse mesmo conteúdo em forma de "moral". Esta é útil tanto para os alunos submeterem os seus trabalhos como para os professores apresentarem tarefas, darem feedback, entre outros.
A segunda apresentação consistiu na construção de um esquema mental na plataforma “Miro”. O importante valor pedagógico dos esquemas para que os alunos visualizem as relações entre fenómenos faz com que esta apresentação tenha sido de extrema relevância, já que desconhecia totalmente a mesma. No caso do esquema mental realizado por estes alunos foram identificadas palavras-chave e foi subsequentemente construído o esquema a partir dos mesmos. No final apresentou alguns exemplos dos trabalhos realizados pelos alunos.
Seguidamente foi apresentado mais “Kahoot”, que já apresentei neste blogue, sobre o tema "Problemas Sociodemográficos". No final da apresentação ocorre uma questão sobre a facilidade deste tipo de questionários para os rapazes, uma vez que segundo o aluno que fez esta observação estes são mais competitivos. Considero que este género de generalizações não faz sentido algum, até porque mesmo que isso fosse factual a competitividade em si não permite por si só vencer, é necessário compreender os conteúdos abordados.
O recurso digital seguinte é o “Plickers”, desenvolvido neste caso para o 8.º ano de escolaridade. A plataforma é semelhante ao “Kahoot” e “Quizizz”, já que se trata de um questionário, mas com algumas características diferenciadoras. Aqui não existe a necessidade de os alunos terem o seu telemóvel nem ligação à “internet”. Estas características previnem imensos contratempo que já experienciei a utilizar o "kahoot", por exemplo, uma vez que os alunos ou não têm bateria no telemóvel, ou não consegues aceder à “internet”. Neste caso o professor tem a aplicação, enquanto os alunos seguram cartões com um código "QR". As respostas são submetidas levantando o cartão com a orientação associada a cada uma das opções de resposta. O Professor, através da aplicação, "lê" os códigos que os alunos levantam nos seus cartões e as respostas ficam registadas.
Para terminar houve espaço para outras duas apresentações sobre a plataforma “Padlet” que não vou explorar muito por esta plataforma já ter sido abordada nesta publicação. Este mesmo fator fez com que optasse por não apresentar nenhuma experiencia digital nesta sessão de IPPII, uma vez que seria repetitivo tendo em consideração as apresentações dos meus colegas.
Por fim, referir que a utilização de tecnologia nas aulas, por si só, não adianta de muito. Não é necessário que o façamos, o que é necessário, e nesse aspeto a tecnologia ajuda bastante, é diversificar os instrumentos pedagógicos. Estes podem não ter uma componente digital, mas é certo que facilita bastante a panóplia de plataformas que temos à nossa disposição e a aceitação que as mesmas têm entre os alunos. Não esquecer que estas atividades não devem cair no vazio, devem ser utilizadas com fins pedagógicos e não para a aula passar mais rápido. Para tal, as questões devem ser sempre corrigidas e o professor deverá esquematizar ou fazer um resumo de tudo o que foi abordado nas questões, tanto para reforçar como para os alunos apontarem nos cadernos.
Comentários
Enviar um comentário