Taxonomia de Bloom

     A décima primeira sessão de IPP II, no dia 13/12/2022, foi a última do semestre e da unidade curricular. Esta estava planeada para acontecer presencial e preceder o jantar do Mestrado em Ensino da Geografia. Tal não pode acontecer graças ao dilúvio que ocorreu nesse mesmo dia na cidade de Lisboa. Ou seja, as aulas foram todas realizadas “online” sendo recomendado a todos os alunos que não deslocassem ao IGOT. O jantar também acabou por ser cancelado.

    Ainda assim a sessão manteve-se, sendo abordado o tema da Taxonomia de Bloom. Foram primeiramente apresentadas as categorias do domínio cognitivo (ordem crescente de complexidade): conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. O Professor Sérgio considera que a apesar desta taxonomia ter origem nas décadas de 50 e 60 do século XX, mantém-se atual.

    Em relação ao "Conhecimento", associado à memorização, ou seja, as questões que exigem conhecimento podem ser respondidas através da ação de memorização. Já a "Compreensão", exige um processo mais complexo de interpretação. Na geografia as questões mais comuns são de interpretação, tanto na utilização de mapas e gráficos.  

    A "Aplicação" consiste na ação de usar o próprio conhecimento, ou seja, a apropriação do mesmo. As questões que nos permitem identificar esse domínio cognitivo são iniciadas por "explica" ou "justifica", uma vez que para dar resposta a essas questões os alunos tiveram de se apropriar dos conhecimentos para conseguir abordá-lo pelas suas palavras. 

    Relativamente à "Análise", o Professor referiu as suas semelhanças em relação à "Compreensão". Um exemplo para uma questão a colocar aos alunos da categoria de Análise é: "Descreve o Ciclo da Água, através de um esquema". 

    A "Síntese", é uma forma de criação (criar). A Síntese implica a criação de algo por parte dos alunos, ou seja, estes têm de compreender a informação e depois transformá-la em algo novo (criar). Uma atividade de "Síntese" que poderá ser aplicada é a construção de um esquema ou um mapa.

        Finalmente, a categoria mais elevada na Taxonomia de Bloom é a "Avaliação". Os exercícios de Avaliação exigem uma capacidade critica e autocrítica, ou seja, além de criar algo, julgar os aspetos a elogiar e melhorar.

A "Taxonomia de Bloom" revisitada utiliza verbos no infinitivo ("relembrar", "entender", "aplicar", "analisar", "avaliar" e "criar") ao invés das terminologias utilizadas neste blogue.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Experiências Digitais em Sala de Aula

"O ensino de Geografia no Brasil" - Professora Cristina Costa Leite